Pão de Aveia com Linhaça – Sem Glúten

Para a alegria dos celíacos desse Brasil, pela primeira vez consegui fazer um pão sem glúten que eu considero saudável. Até então eu já havia feito outros pães (você pode ver as receitas aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) mas nenhum que eu considerasse realmente saudável. Mas, esse é realmente especial, fica fofinho, delicioso e bastante saudável pela presença da aveia e da linhaça.

Segue o padrão dos outros pães, feito na batedeira e assado em forma própria para pão, mas sem nenhuma dificuldade para fazer.

Vamos à receita?

Ingredientes:
1 ovo (uso o caipira)
1 xícara e 1/2, de chá, de água
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 xícara de farinha de arroz integral
1/2 xícara de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de fubá (farinha de milho fina)
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de sal marinho
1/2 xícara de aveia em flocos – SEM GLÙTEN
2 colheres de sopa de linhaça
1 pacote de fermento biológico seco para pães (10g.)

Modo de Preparo
Primeiramente, unte uma forma para pão (aquelas retangulares de pão individual), eu costumo untar com óleo de girassol e farinha de arroz
Na batedeira, adicione todos os líquidos e bata levemente. Com a batedeira girando, vá adicionando os ingredientes secos, na ordem apresentada na receita, com exceção do fermento e da linhaça.
Quando a massa estiver homogênea, adicione a linhaça e o fermento mexendo suavemente com uma colher, apenas para incorporar. A massa vai ficar semelhante a uma massa de bolo, mas confie, vai dar certo.
Despeje na forma previamente untada e coloque para crescer em um local abafado por aproximadamente 1 hora ou até dobrar o volume (minha técnica aqui em casa costuma ser bem simples: faço um bolo, coloco pra assar, e enquanto ele assa, deixo o pão em cima do fogão pra crescer, tampado com um pano de prato).
Leve o pão para assar em forno preaquecido à 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou até que fique douradinho como na imagem abaixo.

Pão de Aveia com Linhaça - Sem Glúten
E então, o que acharam?

Usem o espaço dos comentários para deixar sua sugestão, pedido de receita, elogio ou crítica. Esse espaço é de vocês =)

Até a próxima.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *