Rodízio de Pizzas sem glúten e sem lactose

Oi Oi Pessoal!
Em junho eu estive no Paraná, por um semana, com a Ana Sophia e o Fabrício ficou no Rio Grande do Sul. Quando é necessário, ele se vira bem na cozinha.
A receita que ele fez e ficou ótima é do site Cura pela Natureza. Quando eu cheguei e quis experimentar acabei fazendo algumas alterações porque não estou podendo ingerir óleo.
Então, um belo dia, resolvemos que faríamos um rodízio de pizza em casa, algo IMPOSSÍVEL de frequentarmos onde moramos, por conta das restrições. E foi bem legal.
Eu vou primeiro postar a receita da massa e, sem seguida, as opções de recheios salgados e doces que fizemos aqui.

Vamos a receita?

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de fécula de mandioca
1e 1/2 xícara de farinha de arroz
2 colheres de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
10g de fermento biológico seco
3/4 de xícara de água morna
2 ovos

Modo de preparo: 
Primeiramente, em uma tigela, adicione os ingredientes secos, com exceção do fermento e mexa bem.
Bata ligeiramente os ovos e adicione à tigela.
Na água morna, aquela que seu dedo aguenta ficar 10 segundos dentro sem se queimar, adicione o fermento e misture. Despeje essa misture na tigela.
Misture bem todos os ingredientes até virar uma massa homogênea que não gruda na mão.
Se necessário, vá adicionando uma colher de sopa de farinha de arroz e uma de fécula de mandioca alternadamente, até conseguir uma massa que é maleável e não gruda. Forme uma bola e reserve.
Unte duas formas de pizza, em tamanho médio (essa receita rende dois discos de mais ou menos 25 cm – a depender da espessura que você goste, aqui gostamos mais fina).
Divida a massa em dois pedaços e abra diretamente na forma, pode ser com as próprias mãos ou com o auxílio de um rolo.
Depois de esticadas, as massas precisam descansar por 30 minutos. Aqui, este é o momento em que eu ligo o forno e deixo preaquecendo. Coloco as massas na parte de cima do fogão, o calor ajuda a crescer mais rápido.
Passados os 30 minutos, leve ao forno a 200ºC, para que pré-asse por 10 a 15 minutos. Ela precisa estar levemente dourada.
Retire as massas do forno, adicione o molho de tomate e o recheio de sua preferência, leve novamente ao forno por 20 minutos, ou até derreter o queijo.

Sugestões de Recheio Salgados

Aqui no nosso rodízio tivemos de Brócolis com Alho, Milho, Portuguesa e Margherita e Vegetariana. Você pode usar queijo sem lactose ou o vegano – gosto bastante do da Superbom.

  • Pizza de Brócolis com Alho: pique o brócolis em ramos pequenos. Em uma frigideira, adicione um colher de chá de óleo de coco, alho a gosto e o brócolis picado, refogue. Não é necessário ferver o brócolis antes, apenas tampe a frigideira por 2 a 3 minutinhos que será o suficiente. Para montar, coloque o refogado sobre a massa e cubra com queijo – aqui usamos mussarela, mas o provolone também fica delicioso. Para finalizar, salpique orégano à gosto.
  • Pizza de Milho: eu gosto de usar milho congelado ou direto da espiga, os de lata não me agradam. Então, se é o congelado, eu apenas coloco sobre o molho, adiciono queijo e orégano. Se é o da espiga, eu retiro da espiga e acho dar uma leve fervura nele, no vapor mesmo, por cerca de 5 minutos. Tempero com um pouco de sal e cebolinha verde. Coloque sobre o disco da pizza, salpique queijo – gosto de usar o cheddar vegano – e orégano e voi la.
    Rodízio de Pizzas
  • Pizza Margherita: essa tem sido frequente em casa, muito simples e saborosa. Você só precisa de tomate picado em rodelas, manjericão fresco e queijo de sua escolha, acho que o mussarela é o mais indicado. Coloque o queijo primeiro, o tomate em rodelas e o manjericão à vontade, eu gosto de usar bastante. Salpique um pouco de orégano e leve ao forno.Rodízio de Pizzas
  • Pizza Portuguesa: tradicionalmente, esta pizza é feita com presunto. Mas, como somos vegetarianos e não consideramos o presunto um alimento próprio para consumo, fizemos a nossa própria versão portuguesa: mussarela, tomate, ovo, cebola, pimentão verde e azeitonas pretas. Gosto de usar tudo em rodelas, então, é só picar da maneira como você achar melhor. Coloque o pimentão, o ovo e a cebola, salpique o queijo e finalize com tomate, azeitonas pretas e oréganos.
    Obs: eu gosto de dar uma leve refogada na cebola antes de por na pizza, para retirar o amargor.
  • Pizza Vegetariana: essa é a de quase sempre aqui em casa, colocamos os legumes que temos na geladeira e temos uma pizza hehehe. Normalmente ela é composta de brócolis picado, cenoura ralada, milho, ervilha, azeitonas verdes e batata palha. Não refogo os legumes, antes de ir ao forno, mas o brócolis precisa estar bem pequeno. Adiciono todos eles em uma tigela, coloco um pouco de sal e mexo bem para que fiquem saborosos. Despejo os legumes sobre o disco de pizza, já com molho de tomate e finalizo com queijo e orégano.
    Rodízio de Pizzas

Sugestões de Recheios Doces

A maior dificuldade aqui em casa são as pizzas doces, justamente porque não posso comer produtos com leite e nem abusar dos zero lactose, que me fazem mal às vezes. Então, fizemos algumas opções que deram muito certo por aqui.

  • Coulis de Morango: essa é a preferida e super fácil de fazer. Pique morangos em tamanho pequeno (usamos, normalmente, 1 caixa pequena de morangos orgânicos), leve ao fogo com 2 colheres de açúcar mascavo e meia xícara de leite de coco (pode ser o caseiro, a receita está aqui). Em fogo baixo, mexa bem até engrossar, desligue o fogo e espere esfriar.Rodízio de Pizza Sem Glúten e Sem LactoseRodízio de Pizza Sem Glúten e Sem Lactose

 

 

 

  • Morango com Chocolate: agora que temos mais acesso aos chocolates sem leite (você encontra muitas opções no Empório, é só clicar aqui), de vez em quando fazemos a famosa “tentação”. Pique os morangos em rodela e reserve. Em uma panela, em banho maria, derreta uma barra de chocolate, adicione1/2 xícara de leite de coco, mexa até o ponto de ganache. Despeje o chocolate sobre a massa e cubra com os morangos.
    Obs: há quem goste de molhar as massas doces com leite condensado, eu não vejo necessidade, gosto sem ele mesmo, até para não ficar muito doce e enjoativa.
  • Beijinho Vegano: essa também fica muito gostosa e é fácil de fazer, só precisa de um pouquinho de paciência. Leve ao fogo 2 xícaras de leite de coco, 2 colheres de óleo de coco, 50g de coco ralado e 1 colher de açúcar mascavo. Mexa em fogo baixo, até engrossar, leva pelo menos 25 a 30 minutos. Deixe esfriar e coloque no disco de pizza.
    Obs: CUIDADO! se colocar muito açúcar, ele carameliza e você perde o beijinho.
  • Brigadeiro de Castanha: Leve à panela 2 xícaras de leite de castanha do Pará, 2 colheres de cacau, 2 colheres de açúcar e 1 colher de óleo de girassol. Mexa bem, em fogo alto, quando levantar fervura, abaixe o fogo e mexa por, aproximadamente, 25 minutos, até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, é só colocar sobre  a massa e cobrir com granulado, flocos de arroz, chocolate raspado ou até mesmo pedaços de castanha.

Eu não fiz fotos de todas por motivos de esquecimento hahahahaha.

E você? Gosta de Pizza? Quais são as preferidas por aí?

Espero que este post ajude você a ter uma noite MEGA agradável com os seus amigos, como foi a nossa, que acabou por volta das 2 da manhã, com todo mundo comendo sem glúten e sem leite e na nossa casa.

Obs: ah! Se você se sente sozinho, não tem amigos, acha que ninguém vai querer comer sem glúten e que não vale a pena tentar, você está redondamente enganado. Amigos de verdade reconhecem suas limitações e o que importa são as boas risadas que estes momentos rendem.

Aqui o encontro começou ao meio dia e foi até as 2 da manhã, todo mundo comendo comida vegetaria, sem glúten e sem lactose. Considerando que moramos no Rio Grande do Sul e que o churrasco é tradicional, posso dizer que temos amigos especiais.

Gostou da receita? Tem alguma sugestão, pedido, elogio e até mesmo crítica? Use o espaço dos comentários, ele é todo seu!

 

Até a próxima!

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *