Sonho – Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovo

Oi Oi queridos amiguinhos de receita!
Há tempos eu tinha vontade de comer um sonho, daqueles que lembrasse minha infância, quando a Tia Ivone fazia maravilhosos na escola que a minha mãe é diretora.
Às vezes quando da vontade, vou no mercado e compro um, mas SEM GLÚTEN nunca achei, e nas padarias que dizem vender, não dá pra confiar né? Contaminação certa!
Então, lá fui eu pra cozinha e dessa vez, uma maravilhosa surpresa! SONHO VEGANO e delicioso =)

Sonhos - sem glúten,sem leite e sem ovos

Ontem quando postei a foto no nosso ig (se você não nos segue, eis a oportunidade @paneladaju) muitas pessoas pediram a receita, então, já resolvi que seria hoje o dia da postagem!

Vamos a receita?

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de mix de farinha sem glúten (eu usei da marca leve crock)
280 ml de leite vegetal (o de amêndoas fica ótimo)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar (se quiser bem docinho, precisa adicionar mais)
3 colheres de sopa de fermento em pó (aquele pra bolo)

Obs: se você não é vegano, nem alérgico a ovo, pode adicionar 2 ovos à receita, vai precisar acertar a quantidade de farinha, algo perto de 3 xícaras. Ele vai ficar um pouco mais aerado e fácil de moldar.

Obs²: o mix que eu usei tem trigo sarraceno, que absorve mais líquido, por isso a quantidade da receita. Se você for usar um mix normal, algo em torno de 200 ml de leite vegetal

Modo de Preparo

Em uma tigela peneire o mix de farinha sem glúten. Adicione o sal, o açúcar e mexa bem, para que fique misturados. Adicione o leite e incorpore a massa. Nesse momento, ela já deve estar quase em ponto de desgrudar da mão.
Adicione o fermento em pó e homogenize a massa, ela já vai estar própria para manipular, ou seja, não gruda mais na mão.

Obs³: A massa não pode ficar seca, caso fique, isso pode variar em razão do mix de farinhas, adicione mais leite vegetal. Se ficar líquida, mais farinha. O ponto certo é quando você consegue fazer bolinhas que não ficam quebradiças e nem cheias de rachaduras.

Para montagem
Eu usei como recheio quadradinhos de goiabada, mas pode ser doce de leite, creme branco, chocolate, alfarroba ou o que você gostar.
Faça pequenas bolinhas (cerca de uma colher de sopa cheia ou 25g), elas devem ficar lisinhas, achate com o dedo, adicione o recheio e feche, moldando em formato bem redondinho novamente.
Deixe crescer por aproximadamente 1 hora, se o clima estiver agradável. Com clima quente em meia hora está pronto. Ele não dobra o volume, mas o crescimento é perceptível. Se possível, use uma estufa para o crescimento. Se não tiver, aqueça o forno e desligue, deixe o sonho crescendo dentro.

Sonhos - sem glúten,sem leite e sem ovos

Eu fiz duas versões: frita e assada. Ambas ficaram boas, mas a frita fica MUITO semelhante à versão com trigo.

Para Fritar:
Aqueça o óleo em fogo baixo, faça o teste do palito, quando acender, é a hora de colocar.
Eu fritei em panela pequena, por submersão, ou seja, o óleo cobria os sonhos. E fritei 2 a cada vez, porque eles precisam de espaço.
Frite até ficar bem moreninho, para que ele “cozinhe” bem, sem em fogo baixo e mexendo com a ajuda de uma colher.

Sonhos - sem glúten,sem leite e sem ovos

Para Assar:
O forno precisa estar preaquecido à temperatura de 180ºC, por uns 10 minutos. Coloque o sonho e deixe assar por 45 minutos, ou até dourarem.
O sonho assado fica mais sequinho, não lembra tanto o sonho tradicional, mas fica ótimo e saudável!

IMG-20170509-WA0007

Obs4: Na Imagem acima os sonhos mais escurinhos são os fritos e os mais clarinhos os assados.

O que acharam?

Use o espaço dos comentários para dicas, sugestões, críticas, elogios, pedidos, etc. Esse espaço é de vocês.

Até a próxima!

UM ÚLTIMO RECADINHO: O mix de farinhas usado nessa receita está disponível no nosso Empório, não deixe de passar por lá. Enviamos para todo Brasil.  E o MELHOR, é uma loja SEM GLÚTEN, com todo cuidado que você merece!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *