Pãozinho de Abóbora – Sem glúten, leite, soja e ovo
No dia 20 foi o meu aniversário. Esse ano o Fabrício perguntou o que eu queria, aliás, ele sempre pergunta. Eu prontamente respondi: quero uma batedeira planetária da marca tal. E ontem ela chegou.
Eu já tinha em mente a receita que faria quando ela chegasse e ontem mesmo já fiz esse pãozinho, ficou tão bom que não pude deixar de dividir com vocês.
Fiz ontem a noite e hoje de manhã ele ainda tava fofinho e uma delícia – nem precisamos esquentar, o que é comum em pães sem glúten.
Como estamos reduzindo aos poucos os ovos, resolvi que essa receita seria vegetariana estrita e lá fui eu inventar na cozinha.
Ficou muito bom! Espero que vocês gostem também.
Os ingredientes podem ser comprados no Empório Panela da Ju, se você ainda não o conhece clique aqui. Enviamos com frete grátis para todo Brasil, de acordo com a política prevista em nosso site! |
Para a receita eu fiz um mix caseiro, da seguinte maneira:
3 xícaras de farinha de arroz integral
1 e 1/2 xícara de amido de milho
1 e 1/2 xícara de polvilho doce
1 colher de chá de goma xantana
Misture tudo muito bem e guarde em um pote tampado.
Ingredientes:
1 xícara de abóbora cabotiá
Mix de farinhas sem glúten quanto baste – eu usei o caseiro acima, mas você pode usar os mix prontos, que você encontra em nosso site
2 colheres de sopa de azeite de linhaça ou óleo de coco
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
6 colheres de sopa de água filtrada
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1 xícara de leite vegetal (eu usei de arroz)
10g de fermento biológico
Modo de Preparo
Primeiro precisamos fazer o ovo de linhaça. Para esta receita, a melhor proporção é 3/1, ou seja, para cada colher de farinha de linhaça, use 3 de água.
Em um copo, misture as 2 colheres de farinha de linhaça com 6 colheres de água filtrada. Misture bem e reserve por 20 minutos.
Descasque a abóbora (eu prefiro cozer toda ela é separar o purê em saquinhos no congelador para quando precisar – fica bem até 90 dias), cozinhe em água com sal por 20 minutos – ou até que esteja macia. Não pode passar desse tempo se não ela fica aguada, aí não dá certo.
Depois de cozinhar, faça um purê, amassando bem a abóbora e reserve 1 xícara para esta receita.
Agora, faça a esponja do fermento, evitando assim de perder ingredientes. Em uma tigela, adicione o fermento, o açúcar e o leite vegetal morno (coloque o dedo e conte até 15, se você suportar, é a temperatura correta). Mexa tudo e tampe o pote, aguarde cerca de 25 minutos e veja se formou uma espuma na parte de cima, indicando o trabalho do fermento.
Na batedeira (ou em uma tigela se você tiver força para amassar) adicione o purê de abóbora, os ovos de linhaça, o sal, o óleo e mexa bem, até ficar homogêneo. Adicione a esponja e, em seguida, vá colocando aos poucos o mix de farinhas sem glúten. O ponto dela, é quando você consegue pegar a massa sem grudar nas mãos.
Deixe crescer por 1 hora (eu coloquei dentro do forno aquecido, mas desligado, porque estava frio).
Unte uma forma, molde as bolinhas e deixe uma distância de 2 dedos entre elas. Por cima, usei uma misturinha de shoyu com azeite de oliva pra dar cor. Finalize com gergelim cru ou torrado.
Asse em forno preaquecido a 180°C por, aproximadamente, 50 minutos, ou até que estejam dourados. Retire do forno, deixe esfriar e sirva!
Eu acompanhei o meu com ghee vegetal e com homus tahine, já já essa receita vai estar no blog.
O que acharam?
Embora pareça complexa, é super fácil de fazer. O Fabrício disse que esse e o melhor pão sem glúten que eu fiz até agora!
Se você fizer, poste uma foto com a #paneladaju, assim podemos acompanhar como as nossas receitas trazem alegria para a sua casa!
Use o espaço dos comentários para dúvidas, sugestões, pedidos, etc. Este espaço é seu!
Deixe um comentário