Bolinha de Queijo Vegan

Pensa em uma pessoa FELIZ? A pessoa aqui achou que nunca mais comeria bolinha de queijo: os que acompanham a nossa saga sabem que o Fabrício é celíaco e eu intolerante à lactose, tá aí um negócio proibido né?
MAS NÃO, eu não ia desistir assim tão facilmente. Já tentei várias vezes e NUNCA dava certo. Eu tentei mais uma e ADVINHA? Ficou maravilhosa, não poderia deixar de compartilhar com vocês.
A receita base é de uma coxinha feita pela chef. Carla Serrano.

Vamos a receita?

Ingredientes:
400 g de mandioca (aipim ou macaxeira), tem que ser pesada depois de cozida
500 ml de água do cozimento da mandioca
2 colheres de azeite de oliva
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
200g de farinha de arroz integral
75g de polvilho doce
Cebolinha e sal a gosto

Modo de Preparo:
Começamos pela mandioca, descasque, lave em água corrente e leve à panela de pressão com a cebolinha, o sal, a cebola e o alho. Depois de pegar pressão, conte 10 minutos e desligue. Esse tempo pode variar conforme a sua panela e fogão, então, o ponto dela é quando ela está bem cozida, mas não desmanchando.
Depois de cozida, adicione no liquidificador a mandioca cozida com a água do cozimento. Bata até virar um creme e reserve.
Em uma panela, coloque o aceite, dê uma leve aquecida, junte o creme reservado, a farinha de arroz, o polvilho e mexa bem até homogeneizar e desgrudar do fundo.
Unte uma forma com óleo, despeje a massa da panela e cubra com um plástico. Leve para a geladeira e aguarde mais ou menos 4 horas antes de usar. Eu fiz de um dia para o outro, a massa ficou ÓTIMA para moldar.
A massa deve ser usada gelada.

Recheio:
Eu usei um queijo de aipim que eu fiz em casa, DELICIOSO. Assim que eu editar a receita, vou colocar aqui pra vocês.
Você pode usar qualquer queijo, vegetal ou não, conforme sua escolha.
Minha sugestão: SALPIQUE um pouco de orégano no queijo, fica sensacional.

Modo de montar:
Em um prato coloque 2 colheres de shoyu com 8 colheres de água. (se você não é vegano, nem alérgico a ovo, pode substituir por 2 ovos caipiras BEM BATIDOS – até aerar).
Em outro prato, coloque farinha de milho em abundância.
Deixe um 3 prato para colocar as bolinhas de queijo.

Então é bem simples:  pegue uma porção de massa, conforme o tamanho que você queira, eu sugiro do tamanho de uma colher de sopa rasa. Coloque o queijo bem no meio e feche a bolinha, modele ela. Faça isso com toda a massa.
Quando as bolinhas estiverem prontas, passe uma a uma pela mistura do shoyu (ou ovo) e na farinha de milho. Empane bem.

Para assar:
Aqui em casa não comemos fritura, então, eu fiz assada, além de SAUDÁVEL, ficou mega crocante.
Unte uma forma coloque as bolinhas, deixe um espaço pequeno entre elas e coloque um pouquinho, bem INHO mesmo, por cima das bolinhas. Deixa assar por, aproximadamente, 45 minutos ou até dourarem, em temperatura de 200ºC.

Bolinha de queijo vegan www.paneladaju.com.br Bolinha de queijo vegan www.paneladaju.com.brBolinha de queijo vegan www.paneladaju.com.br
 

 

 

 

Para congelar:

Eu coloquei em um prato, levei ao freezer até ficarem firmes, então eu coloquei em um saquinho, próprio para o congelador.

É só tirar do congelador direto para o forno, como explicado acima.

O que acharam?

Use o espaço dos comentários para deixar suas dúvidas, críticas, sugestões, elogios ou o que você quiser, esse espaço é seu.

Até a próxima pessoal!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *