Probióticos e Prebióticos – Escolha saudável para o seu intestino

Oi pessoal!

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre alimentos que colaboram para o bom funcionamento do intestino.

Prebioticos

Uma das grandes queixas de pessoas com doença celíaca, alergia a proteína do leite ou outras restrições alimentares, é a dificuldade de ter um intestino funcionando adequadamente.

Os probióticos e prebióticos ficaram famosos por facilitar o trânsito intestinal, acabando, assim, com a incômoda prisão de ventre. Mas o que exatamente são e como agem esses componentes?

Os probióticos são alimentos que possuem um ou mais micro-organismos vivos em sua composição, que podem ser lactobacilos ou bifidobactérias. Esses “pequenos seres” ao serem ingeridos vão para o trato gastrointestinal, estimulando o seu bom funcionamento, o aproveitamento de vitaminas e a defesa da região dos intrusos.

O consumo deve ser diário para que haja real benefício, aumentando assim a defesa. Você consegue probióticos em suplementos – que sempre devem ser indicados por nutricionistas – ou em alimentos como iogurtes e leites fermentados (prefira sempre os caseiros, integrais e sem açúcar), chocolate amargo, chucrute e azeitonas.

Agora, se você quer o seu batalhão funcionando bem legal, além de ingeri-los diariamente, precisa aliá-los a uma boa alimentação e, especialmente, rica em alimentos prebióticos.

Os alimentos prebióticos são ricos em fibras não-digeríveis pelo organismo e, por isso, funcionam como alimento para os probióticos –  as bactérias benéficas do intestino, que ao ingeri-las produzem, produzem substâncias benéficas à nossa saúde.

Pode-se facilmente incluir os prebióticos na alimentação do dia a dia, sem necessidade de suplementação. Exemplos de prebióticos são os frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina.

Nomes difíceis não é mesmo? Para facilitar, você os encontra em  alimentos de origem vegetal como o alho, a cebola, a aveia, alcachofra, raiz de chicória, alho-poró, tomate e banana.

Cuide da sua saúde, invista em alimentos de verdade, em receitas que beneficiem o seu organismo, que lhe tragam energia e saciedade. O seu corpo agradece!

 

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

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