Doce de Leite de Coco em Pedaços

Oi Oi pessoal!

A receita de hoje tem uma memória afetiva tão linda,  que vou dividir com vocês.

Meu pai não é um exímio cozinheiro, mas tem algumas coisas que ele faz como ninguém. O doce de leite é uma dessas receitas. MAS por conta da minha intolerância à lactose, não mais pude comer (se algum dia, alguém for lá em casa, pede pra ele fazer, é bom demais).

Então,  há dias eu vinha pensando em como fazer essa delicia de uma forma que pudesse comer e voi la, eis a receita de hoje: um delicioso doce de leite de pedaços, daqueles com gostinho de infância, que vale fazer de vez em quando. Sem glúten e sem leite para todo mundo aproveitar aqui em casa!

IMG_20180119_084049_715

Essa é a ganhadora da nossa enquete da semana no Facebook.  Se você ainda não curte nossa página,  clique aqui. Quem acompanhou o stories do instagram pode ver em tempo real enquanto eu fazia. Se você quer ter essa oportunidade, nos siga lá tb, o link é este.

Use a balança para as medidas, porque qualquer quantidade diferente, vai alterar a textura e talvez não dê o ponto de cortar.

Vamos a receita?

Os ingredientes estão disponíveis do Empório Panela da Ju, se você ainda não conhece nossa loja, clique aqui.

Ingredientes: 

250g de açúcar (eu usei o cristal – mascavo não dá certo, caramelizada antes do tempo, talvez o demerara seja uma opção mais saudável)

100g de leite de coco em pó

250 ml de água filtrada

3 colheres de sopa de leite de coco em po

1 colher de sopa de Manteiga Vegetal sem sal

Modo de Preparo

Primeiro prepare o leite de coco líquido,  em um copo, misture a água e as 3 colheres de leite de coco em po, mexa bem até ficar homogêneo. Reserve.

Em uma panela, coloque a veghee, o açúcar e o leite de coco líquido (este do copo). Misture bem e ligue o fogo, bem baixo (da certo na boca mais fraca do fogão). Vá mexendo sempre, demora mais ou menos 45 minutos, até que você consiga ver o fundo da panela, ao passar a colher (cuidado para não caramelar).

Quando o fundo aparecer, adicione o leite de coco em pó e mexa bem, até desfazer todos os grumos. O ponto é bem semelhante ao de brigadeiro mais firme.

Unte uma forma pequena (eu usei uma individual de pão) com veghee, despeje a massa e deixe amornar, não pode esfriar completamente.

Faça marcas com o auxílio de uma faca,  no formato que deseja cortar (eu fiz quadradinhos, mas dá pra usar cortadores divertidos também).

Quando esfriar completamente é só quebrar. Observe que as marcas precisam ser feitas ainda morno.

E esta pronto!

Bem tranquilo né?  Ele forma uma casquinha crocante por fora, que é maravilhosa!

 

O que acharam?

Use o espaço dos comentários para sugestões,  elogios, dúvidas e pedidos. Este espaço é de vocês!

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *