Panelas IV

Para finalizarmos a série de posts sobre Panelas, hoje temos as vantagens e desvantagens de 3 tipos delas: de ferro, antiaderente e panelas esmaltadas.

As panelas de ferro, liberam o mineral ferro durante o preparo da comida. Esta liberação varia de acordo com o gosto de cada um, pois há alteração na cor e sabor das preparações.  Boa durabilidade, manutenção do calor do alimento e facilidade de limpeza são vantagens relacionadas a estas panelas. Panelas de ferro também podem ser encontradas com um preço baixo.  Muitos relatam que o aquecimento é demorado e que não é uma panela que deve ser usada no dia a dia. Além de inúmeros cuidados na hora de lavar, secar e guardar.

Panela de Ferro 2Panela de Ferro 1

Panelas antiaderentes, elaboradas com  politetrafluoretileno (Teflon) são correlacionadas a um rápido aquecimento, e manutenção do mesmo. Por não “agarrar” tantos resíduos, possibilita um menor consumo de óleos e gordura no preparo de algumas comidas. São encontradas em diversos lugares e com preço baixo.

No entanto, a proteção antiaderente se desgasta com o tempo de uso e pode formar substâncias maléficas ao nosso corpo. Evitar o uso dessas panelas com outros utensílios de metais que aceleram esse processo de descascamento. A preparação de comidas proteicas também deve ser evitada nas panelas de Teflon.

Panela antiaderentePanela antiaderente 2

 Por último, as panelas que apresentam esmalte, o chamado esmaltado, já tiveram seu uso desestimulado e “proibido”. As antigas realmente não devem ser utilizadas. As produzidas atualmente  são leves, aparentemente muito bonitas e podem até apresentar desenhos na superfície. São fáceis de lavar e secar e aquecem o alimento rapidamente. Lembrando que é necessário habilidade na cozinha para lidar com essas panelas e não deixar as preparações com gosto de queimado.

Panela Esmaltadapanelas esmaltadas 2

Pronto, falamos das 9 panelas e espero que tenha ajudado  vocês a entenderem as vantagens e desvantagens de cada uma.  É só escolher e se inventar na cozinha!

Nicelle Lopes

CRN 14100193

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *