Beneficios da Castanha de Caju

Que as oleaginosas em geral fazem muito bem pra saúde, isso a gente já sabe não é mesmo?

E qual é a novidade deste post?

Vamos tentar demonstrar os benefícios especificos da castanha de caju, suas propriedades, os cuidados necessários para quem é celiaco ou alérgico e os nutrientes presentes nesta que é uma das minhas oleaginosas preferidas.

Você conhece os benefícios dada

Vamos lá?

No Brasil, a maior produção é no nordeste, mas também pode ser produzido em países da África,  que possuem o clima semelhante ao do nordeste brasileiro.

O fruto do cajueiro é a castanha e não o caju, engraçado, não é mesmo? O caju é apenas o pseudofruto -um pedúnculo carnoso e delicioso.

O fruto do cajueiro é rico em cobre, fósforo, magnésio, manganês e zinco, minerais muito importantes no combate ao câncer, na melhora do sistema cardiovascular, no controle da pressão,  no emagrecimento e na melhora do tônus muscular.

É um excelente antioxidante, que previne a formação de radicais livres no organismo, prevenindo assim o envelhecimento precoce e outas doenças.

Os carboidratos presentes na castanha de caju são de excelente qualidade,  assim como as gorduras e açúcares, todos em quantidades benéficas ao organismo.

Quanto às vitamina as, podemos citar: vitamina C- grande auxiliar na absorção de ferro e na cicatrização; vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9) – auxiliam na produção de energia e na manutenção de um cérebro saudável; Vitamina E – responsável pela manutenção do sistema imunológico forte e resistente; Vitamina K – que tem ação anti-hemorrágica

Embora seja repleta de benefícios,  o consumo exagerado da castanha de caju traz prejuízos à saúde,  por isso, recomenda-se o consumo de uma porção de oleaginosa por dia e, quando se tratar de castanha de caju, o ideal é consumir no máximo 4 unidades/dia.

Para quem é celiaco ou alérgico o ideal é nãos consumir castanhas vendidas a granel, isso porque o risco de contaminação é muito alto – na manipulação,  na dispensação e até no armazenamento. Vale destacar que mesmo as embaladas, podem compartilhar maquinário, por isso, vale sempre ler o rótulo e fazer contato com o SAC.

 

Com o objetivo de facilitar a sua vida,  o Empório Panela da Ju tem castanhas variadas para lhe atender com segurança. Clique aqui e garanta as suas.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *