Riscos dos Produtos a Granel para celíacos e Alérgicos

Muitos são os benefícios da compra a granel, ou fracionada: menor custo, menos poluição ambiental, maior variedade, possibilidade de compra em menor ou maior quantidade a depender da sua necessidade.

Para celíacos e alérgicos, apesar de todos esses benefícios, comprar a granel é um verdadeiro risco, vamos analisar:

  1. Supondo que o insumo que você vai comprar é isento de glúten (castanhas, sementes, etc), como é feita a partilha? Tem pazinhas exclusivas? Os potes são exclusivos? E a mão que faz o fracionamento? Será que a luva é trocada a cada fracionamento? ou a mesma que entra no pote de trigo, pega a sua castanha? E mais, a roupa do fracionar, será que entrou em contato com o trigo e/ou outro alergênico? Será que a higienização dos potes é feita de maneira separada para evitar que se contaminem?
  2. E o armazenamento, será que é seguro? Será que há planejamento de estoque para que os alergênicos não se misturem?
  3. A balança, onde são pesados os itens a granel, é exclusiva sem glúten? Você já viu uma balança, após o fracionamento? Deixo aqui uma foto da Ester Benatti, pra você tirar as suas próprias conclusões.

4. Rastreamento dos insumos: não basta que o insumo comercializado seja sem glúten, é preciso saber se a origem dele é sem glúten e percorrer todo o caminho para verificar possíveis contaminações por outros alergênicos.

5. Laudos de isenção de glúten: infelizmente, no Brasil, o custo da análise de alimentos para produção de laudos é extremamente elevado, por isso, muitas vezes ele não está presente. Mas, é importante que tenha um responsável técnico, que faça análise de riscos e proveja, ao menos, declaração de ausência de glúten e/ou alergênicos.

Aqui no Empório Panela da Ju nós seguimos todos os cuidados para garantir que nossa linha a granel seja TODA SEM GLÚTEN, e não somente isso, nós rastreamos a origem dos nossos produtos para que você receba segurança em cada pacotinho.

Além de ser sem glúten, nossa linha granel é TODA SEM LEITE e, em breve, inauguraremos a segunda sala, onde não serão manipulados os alimentos alergênicos, conforme estabelecido na RDC 26/2015 da Anvisa.

Você tem alguma dúvida sobre o tema? Deixa aqui nos comentários que a gente responde pra você!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *