Higienização de Frutas, Verduras e Legumes

Oi oi pessoal.
Eu já comentei aqui algumas vezes que eu estou estudando nutrição. E gente, eu aprendo tanta coisa por lá, que já fiz uma lista de posts com o conhecimento que tenho adquirido pra dividir com vocês.

Ah! Comenta aqui nos comentários se vocês gostam desse tipo de post.

Este primeiro será sobre a higienização de hortifrutis. E porquê eu escolhi esse tema?
Bem, eu tenho observado nas minhas idas ao mercado que é comum as pessoas comerem enquanto compram, vocês também já viram isso?

E aí fiquei pensando: gente o glúten e o leite estão presentes ali, como me livrar disso?

Aqui vou deixar 5 passos importantes para que você minimize e elimine os riscos de contaminação cruzada ao comprar frutas, verduras e legumes.

1) Escolha do Local: Procure comprar em feiras de produtores, fruteiras ou quitandas. Ao ficar afastado de lugares que vendam produtos com os alergênicos, as chances de contaminação são menores.
2) Higienização: Quando chegar em casa, higienize todas as verduras e legumes antes de armazenar. Para isso, siga os passos a seguir:

  • Retire as partes estragadas e/ou machucadas dos hortifrutis. É importante que as hortaliças e frutas estejam integras, sem traços de descoloração ou manchas.
  • Para as folhosas, como alface, rúcula ou espinafre, é importante desfolhá-los e descartar folhas que estejam estragadas ou queimadas. Em seguida, lavar em água corrente, para retirar a sujeira e a terra.
  • Lave os vegetais com uma escovinha, em água corrente, para retirar todas as sujeiras aparentes.
  • Os vegetais que tem casca, bem como as verduras folhosas, deixe de molho em uma mistura composta com 1 litro de água + 1 colher de sopa de água sanitária – própria para alimentos – por 15 minutos. Esse passo é importante para eliminar larvas ou ovos de parasitas. Obs: Existem ainda alguns produtos químicos próprios para lavar vegetais. Se você pretende utilizá-los, lembre de seguir a prescrição da embalagem para evitar acúmulo de substâncias que podem ser tóxicas ao organismo.
  • Retire do molho, lave em água potável corrente e abundante.

3) Secagem: Depois de higienizar tudo, seque bem. É importante secar, você pode usar uma centrífuga para as folhosas e um pano limpo para os demais, ou deixar secando em temperatura ambiente. O acúmulo de água favorece ao aparecimento de microrganismos.

4) Armazenamento: Após a secagem, conserve os vegetais e as folhosas em sacos plásticos (ah! hoje em dia já tem sacos reaproveitáveis, feitos de outros materiais menos poluentes, vale a pena o investimento, o meio ambiente e a sua saúde agradecem). Devem ser refrigerados para melhor conservação.

5) Para as frutas: lave bem em água corrente, com ajuda de uma escovinha, própria para isso, quando possível, para retirar toda a sujeira.

  • As frutas que são comidas com casca, devem ficar em solução de água clorada por 15 minutos, enxaguar em água corrente e abundante. Neste caso, o consumo deve ser imediato.

AH! Se você costuma consumir orgânicos, pense em também fazer essa higienização, afinal, pode conter substâncias nocivas ao nosso organismo, especialmente parasitas.

Mais informações no nosso blog www.paneladaju.com.br
Fontes:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=Ao69h-VgXao

Vocês gostaram desse assunto? Se sim, comenta aqui para eu saber e continuar!

Juntos em busca de uma saúde melhor!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *