Pão de Queijo

Depois de muitas tentativas frustradas em fazer pãezinhos sem glúten, disse pro Fabrício que até que eu aprendesse, iria fazer pão de queijo pra ele. É uma receita muito simples de fazer e fica delicioso. SIM, fica crocantezinho por fora e bem fofinho por dentro.
Eu fiz com mussarela, mas ainda acho que com parmesão ficaria melhor. Dia desses vou testar e conto aqui pra vocês.
Vamos à receita?

Ingredientes:
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de leite
1 xícara de água
2 ovos
1/2 xícara de óleo de girassol
200 gramas de queijo mussarela ou parmesão
1 colher de chá de sal

Modo de Preparo:

Em uma panela adicione o leite, a água, o óleo e o sal. Mexa bem e deixe ferver. Quando isso acontecer, desligue e reserve.

Em uma tigela adicione o polvilho doce, o azedo e mexa bem para misturar. Adicione então a mistura líquida que foi ao fogo e misture bem com uma colher.

Pão de QueijoPão de Queijo
Bata dois ovos e adicione à receita. Misture bem e adicione o queijo ralado.

Pão de QueijoPão de Queijo
A partir de agora você deve manipular a massa com as mãos. Se ainda estiver muito grudenta, adicione na mesma proporção polvilho azedo e polvilho doce, sempre 1 colher de cada vez até achar o ponto.
O ponto dessa massa é quando você consegue enrolá-la, porém, com as mãos untadas (eu as mantenho úmida, somente com água). Isso evita que o pão de queijo fique duro.
Obs: se a massa ficar um pouquinho mole, você pode levá-la à geladeira por 30 minutos, ela vai ficar ideal para enrolar.
Então é só fazer as bolinhas de pão de queijo e colocá-las em uma assadeira sem untar (isso evita que os pãezinhos grudem).

Pão de QueijoPão de Queijo
Leve ao forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos ou até ficar dourado. Não deixe passar muito pra que ele não fique duro.
Você pode fazer pãezinhos pequenos ou grandes, como podem ver na imagem, eu fiz dos dois tamanhos.

Pão de QueijoPão de QueijoPão de Queijo
É possível congelar os pãezinhos, para isso, basta pré-assar por aproximadamente 15 minutos, esperar esfriar bem e levar ao congelador ainda na forma. Depois de congelado você pode remover da forma e colocar em saquinhos próprios para alimentos congelados.

O que acharam?

Obs²: para consumir depois de congelado basta levar direto ao forno por aproximadamente 15 minutos. Fica tão bom quanto assado na hora.

Obs³: testei fazer com metade do queijo mussarela e metade parmesão e ficou MUITOOOO melhor.

Você quer ver alguma receita aqui? Deixe nos comentários. Use esse espaço para deixar sua opinião.

Até a próxima receita =)

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *