Pão de Forma – Sem Glúten

Mais uma tentativa de fazer pão sem glúten. Esse, sem dúvida, é o que até agora tem feito mais sucesso aqui em casa, a textura é muito semelhante a de um pão de forma feito com trigo, claro que não fica TÃO fofinho, pela ausência do glúten, mas fica deliciosamente bom para o café da manhã e até para um lanchinho.

Vamos à receita?

Ingredientes:
2 ovos (uso o caipira)
1 xícara e 1/2, de chá, de água
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 xícara e 1/2, de chá de farinha de arroz integral
1/2 xícara de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de fubá (farinha de milho fina)
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de sal marinho
1 pacote de fermento biológico seco para pães (10g.)

Modo de Preparo
Essa é a melhor parte da receita, não dá nenhum trabalho pra fazer esse pão.
Primeiramente, unte uma forma para pão (aquelas retangulares de pão individual), eu costumo untar apenas com óleo de girassol, não coloco farinha.
No liquidificador, adicione todos os líquidos e bata levemente. Com o liquidificador batendo, vá adicionando os ingredientes secos, na ordem apresentada na receita, com exceção do fermento.
Quando a massa estiver homogênea, adicione o fermento e bata suavemente, apenas para incorporá-lo. A massa vai ficar semelhante a uma massa de bolo, mas confie, vai dar certo.
Despeje na forma previamente untada e coloque para crescer em um local abafado por aproximadamente 1 hora ou até dobrar o volume (minha técnica aqui em casa costuma ser bem simples: faço um bolo, coloco pra assar, e enquanto ele assa, deixo o pão em cima do fogão pra crescer, tampado com um pano de prato).
Leve o pão para assar em forno preaquecido à 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou até que fique douradinho como na imagem abaixo.

Pão de Forma - Sem GlútenPão de Forma - Sem GlútenPão de Forma - Sem Glúten
 

Para deixar o pão mais nutritivo, é possível adicionar algumas sementes (já fiz com gergelim e com girassol). Você pode incorporar na massa ou então colocar apenas em cima depois de o pão ter crescido.

O que acharam? Bem fácil né?

Eu garanto, é muitooooo gostoso esse pãozinho sem glúten.

Use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão de receita, crítica, opinião ou elogio. Esse espaço é de vocês =)

 

Até a próxima!

 

Obs¹: Esse pão dá pra congelar. Basta cortá-lo em fatias, colocar em um pote e levar ao congelador. Quando for usar, é só tirar as fatias e aquecer. Pode ficar uns 30 dias congelado, sem prejuízo.
Obs²: Nesses dias mais frios, eu tenho colocado o pão pra crescer no forno. Enquanto eu preparo a massa, aqueço o forno a 250ºC. Quando a massa está pronta, despejo na forma e desligo o forno, colocando os pães lá dentro pra crescer. Também dá super certo.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *