Farinha de Coco Caseira

Oi Oi pessoal!

Outro dia postei no instagram uma foto com 3 receitas que eu tinha feito com coco. A receita do leite de coco e do coco ralado fresco já estão disponíveis aqui.

Hoje vou explicar como fiz a farinha de coco. Eu nunca tinha pensado em comprar farinha de coco até porque ela é BASTANTE cara, mas com tanto resíduo de coco que sobrou do aniversário da Ana Sophia, eu não tive dúvidas, vou fazer farinha.

Pois bem, você pode encontrar mil formas de fazer na internet, talvez até alguém já tenha feito dessa maneira que vou explicar (eu ainda não vi), de qualquer forma, é uma técnica bastante simples, embora um pouco demorada.

Eu separei metade do resíduo do leite de coco para fazer coco ralado e a outra metade fiz a farinha.

Coloquei em uma forma uma camada fina de resíduo de coco e levei ao forno elétrico por 40 minutos em uma temperatura de 90ºC. Dizem por aí que acima de 100ºC o coco queima, então, para não queimar, deixei abaixo.

Esse tempo não foi o suficiente para virar farinha, mas retirou o excesso de água o que já facilita bastante.

Então, eu despejei o que estava na forma em uma frigideira grande e fui mexendo, mexendo, mexendo, por mais ou menos 8 minutos (no caso, até escurecer o coco como na imagem abaixo – se parece com coco queimado e fica EXATAMENTE da cor da farinha de coco que você encontra no mercado).

Receitas com um coco

Quando o coco já estava escuro, eu esperei esfriar um pouco e levei ao  processador, batendo ligeiramente, somente para quebrar os eventuais pedaços que ainda tenham ficado, eu gosto da farinha de coco mais fina, então, se você gosta dela um pouquinho mais grossa, nem precisa levar ao processador.

Então, basta colocar em um pote hermético (aqueles em que há vedação completa) e deixar na geladeira. Dura em média 7 dias. Mas pode ser colocada no freezer, em pequenas porções, por até 60 dias.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *