Leite de coco caseiro

Oi gente.

Estou em atraso com as receitas mas foi por um bom motivo. Comemoramos o primeiro aninho da Ana Sophia e eu acabei fazendo praticamente tudo em casa porque queria que fosse sem glúten e sem lactose.

E nesses testes fiz um delicioso leite de coco. Eu não sei dizer, exatamente, se em termos de custos ele é mais vantajoso, mas em termos de saúde e de sabor é incomparável.

É um leite vegano, sem lactose, sem traços de leite, então, para quem, como eu, tem intolerância é uma ótima pedida.

A partir do coco que eu usei para fazer o leite, eu ainda fiz farinha de coco e coco ralado.

Com a farinha de coco e o coco ralado eu fiz um delicioso bolo. Assim que as receitas estiverem disponíveis, colo o link aqui.

Mas, vamos a receita?

Primeiro, eu sugiro que você utilize o processo previsto aqui para ‘descascar’ o coco.

Então, quando o coco estiver já limpinho, você deve bater no liquidificador na seguinte proporção:

200g de coco

700 ml de água filtrada e fervida (ainda deve estar quente)

Bata por, aproximadamente, 2 minutos. Então é só coar.

Receitas com um coco

Como coar? Você pode usar um coador de voal, um pano de prato limpo e sem imagens ou, ainda, com uma peneira bem fininha (essa é a técnica que eu mais gosto – rápida e sem muita sujeira – mas precisa ser muito FININHA).

E esta pronto o leite de coco. MAS, por favor, não jogue o bagaço fora. Como eu disse, dá pra utilizar o coco ralado fresco, é só separar em pequenas porções e congelar. Quando for utilizar, basta retirar do congelador e deixar em temperatura ambiente até que esteja próprio para uso.

Eu costumo armazenar o leite de coco em potes de vidro esterilizados e deixar no congelador. Dura até 90 dias no congelador. Eu coloco uma xícara de leite, que equivale a 240 ml, algo semelhante a uma caixinha. Para descongelar, eu coloco em um pote com água morna e deixo até que esteja líquido.

Você pode armazenar na geladeira por 2 dias no máximo. Ah! Precisa chacoalhar bem antes de usar porque há separação entre o coco e a água.

A receita de farinha de coco você pode ver aqui.

E então, o que acharam?

Deixe seu comentário, esse espaço é de vocês!

Ah! Se você não tem uma balança, não se preocupem, em breve teremos novidades!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *