Bolo de Chocolate – Sem Glúten e Sem Lactose

Boa noite queridos leitores…
Quanto tempo né? Mas, estamos voltando e com novidades.
Há algum tempo descobrimos que o Fabrício, meu esposo, é celíaco. E desde então nós temos testado muitas receitas, feito adaptações, mudado algumas coisas, porque é muito difícil alguém ser celíaco e vegetariano.
De qualquer forma, hoje teremos nossa primeira receita glúten free.

Bolo de Chocolate - Glúten Free

Para isso, precisamos de algumas considerações: o bolo fica SIM fofinho, fica delicioso e pode ser feito em formato de cupcake ou em forma de bolo normal. Fiz das duas formas e ficou tudo bem.
Além disso: se você é celíaco, observe bem os rótulos dos produtos antes de colocá-los na receita, às vezes algo que aparentemente não teria glúten, pode ter. Tivemos essa infeliz surpresa com o fermento em pó.

Vamos à receita:
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de óleo vegetal (eu usei de girassol)
1 xícara de água
4 ovos (eu fiz uma receita com ovos e outra substituindo pela linhaça, as duas dão certo)
1 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo:
Se você for fazer a receita com a linhaça, a primeira providência é colocar 4 colheres de farinha de linhaça (linhaça batida no liquidificador) em 12 colheres de água (a proporção para esse bolo será de 1 colher de linhaça para 3 de água). Deixe por 15 minutos descansando. Após é só adicionar o açúcar, o óleo e a água e bater.
Se você for fazer com ovos, bata-os com o açúcar, o óleo e a água. Pode ser na batedeira, no liquidificador ou com o auxílio de um fuet.
Em uma outra tigela, adicione todos os ingredientes secos (farinha, polvilho e cacau) que ainda não foram pra massa, com exceção do fermento. Misture MUITO BEM.
Nesta tigela, adicione a misture líquida aos secos e misture bem, depois de incorporado, adicione o fermento e misture até que a massa fique homogênea.
Leve ao forno preaquecido a 180º C, em forma untada e enfarinhada com cacau (se for fazer cupcake, é só colocar nas forminhas).
O tempo para assar será de 30 minutos para a forma normal e de 25 para os cupcakes. Em ambos os casos, faça o teste do palito e veja se sai limpo.

Bolo de Chocolate - Glúten FreeBolo de Chocolate - Glúten Free

E então, o que acharam?

Nos cupcakes eu fiz uma cobertura de leite condensado com coco. No bolo normal, fiz uma cobertura de cacau, água e um pouquinho de coco. Em ambos os casos é só levar a mistura ao fogo para ficar mais grossinha.

Espero que vocês aprovem essa mudança e continuem comparecendo por aqui.

Até a próxima.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *