Você já tomou sua água hoje?

Essa pergunta pode parecer boba e a sua resposta provavelmente vai ser: mas é claro que eu já tomei água hoje.

Dicas de Saúde

Mas será que você tomou a quantidade correta? Será que o seu corpo está devidamente hidratado?

Vamos conversar sobre isso?

O corpo humano é formado por um percentual muito alto de água,  algo em torno de 60%. Este percentual está dividido entre órgãos, ossos, músculos e gordura.

Por essa informação você já deve imaginar que  a água seja fundamental para o ser humano, não é mesmo?

Estima-se que no verão de um país tropical, como o Brasil, uma pessoa não suporte mais do que 4 dias viva sem beber água, no inverno esse tempo pode chegar a 7 dias, o que é bem pouco. Para fins de comparação, o corpo humano pode aguentar até 30 dias sem comer, sem vir a óbito, embora isso possa variar bastante de pessoa para pessoa.

Sabendo que a água é tão importante e que, 90% do nosso sangue é formado por ela, quanto de água deveríamos consumir em um dia?

A resposta a essa pergunta vai depender de fatores, embora muitos falem em 2 litros diários.

A quantidade média de água que você deve ingerir vem de uma conta de multiplicação. Pegando o seu peso e multiplicando por 35 você terá a quantidade mínima em mls que você deve consumir.

Por exemplo para uma pessoa que pesa 20 kg ela precisará tomar por dia cerca de 700 ml de água.  Porém uma pessoa com cerca de 70 kg deverá tomar o equivalente a 2450ml, ou 2,45l.

Mas não é só o peso que é levado em consideração. Atividade física também deve ser considerada, isto porque pode-se perder até 1l de água durante os treinos, o que precisará ser reposto.

Pessoas que moram em cidades mais quentes também tendem a perder mais água do que quem mora em lugares frios.

Outros fatores ainda precisam ser considerados: consumo de álcool,  metabolismo acelerado, dieta, etc.

Mas como saber se a quantidade que eu estou tomando é o suficiente?

Bem, a frequência com que você urina pode ser um indicativo. Mas, o melhor indicativo é a cor desta urina: se estiver transparente, há consumo em excesso de água,  o que faz mal. Se a urina estiver amarelo escura ou marrom, significa desidratação,  ou pouco consumo de água.  O ideal é que a urina tenha a cor amarelo-claro, indicando que a quantidade de água está exata para o seu organismo.

Uma última informação importante: não tome água apenas quando tiver sede, alguns estudiosos afirmam que quando sentimos sede, já estamos em fase de pré-desidratação. Por isso, tenha sempre ao seu lado uma garrafinha de água e vá bebendo aos pouquinhos durante o dia.

Não tenha preguiça de fazer este cálculo (seu peso X 35) e saber qual a quantidade ideal para o seu organismo, ele agradece!

 

Essa informação foi útil pra você? Compartilhe com os seus amigos, pode ter mais gente precisando saber.

 

Até o próximo post!

 

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