Queijo cremoso de semente de girassol

Desde que descobri a intolerância severa à lactose venho tentando retirar todo o leite da minha alimentação. A princípio tentei usar os “enzimados” ou produtos zero lactose que encontramos no mercado, mas, salvo raras exceções, me faziam mal igual.

Somou-se a isso a minha retirada da vesícula, que me levou a procurar uma alimentação com menos gordura, afinal, já não tenho mais a “esponjinha” que absorve ela não é mesmo?

Pois bem, minha tristeza era: como vou comer pizza sem queijo? Eu já tinha tentado com ricota de soja, só com legumes, mas ainda não estava completamente feliz e satisfeita.

Ontem eu tentei fazer um queijinho cremoso, tendo por base a semente de girassol, que é rica em proteínas, vitamina E, ácido linoleico, selênio e magnésio. Itens indispensáveis para melhoria, reparação e manutenção do tônus muscular,

receita creme de queijo

Olha, não é por nada não, mas ficou incrível.

Eu usei em dois momentos: no almoço, servi juntamente com búrguer de feijão preto com beterraba, a receita estará em breve no blog; e, no jantar,  fiz uma pizza de legumes magnífica!

Vamos a receita?

Ingredientes:
1 xícara de semente de girassol de molho por 12 horas
1 dente de alho pequeno
1 colher de sopa de levedura nutricional (nutritional yeast)
1 pitada de sal
suco de 1 limão
água até dar o ponto desejado

Modo de Preparo
Jogue a água do molho fora e lave 3 x as sementes de girassol. Coloque no processador com o alho, a levedura, o sal e o limão, bata até formar uma pasta. Vá adicionando água de colheradas até o ponto desejado. Para a pizza eu usei 4 colheres e ficou mais molhadinho, para acompanhar o búrguer foram apenas 2 e ficou bem cremoso.
creme de quijo
Você pode guardar por até 3 dias na geladeira, em pote hermético e ir comendo com torradinha, fica delícia =)
creme de queijo 2

O que acharam?

Use o espaço dos comentários para deixar sua opinião, sugestão, pedido, elogio. Esse espaço é seu.

Se fizer essa receita, use a #paneladaju, nós adoramos acompanhar as receitas que são feitas pelos nossos leitores. Ah! compartilhe essa postagem, alguém pode estar precisando conhecer essa receita deliciosa!

Até a próxima pessoal!

 

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *