Maio Verde – Consciência Celíaca

Alguns estudos apontam a prevalência da doença celíaca em 1% da população mundial, sendo que algumas etnias têm mais predisposição genética para a doença do que outras.

Embora muitos médicos digam ser uma doença rara, isso não é verdade. 1% da população é muita gente, mas, INFELIZMENTE, a maioria sequer tem o diagnóstico, seja por falta de conhecimento médico, seja por que não conseguem ligar os sintomas à doença, afinal: tudo bem ter um pouco de diarreia, uma barriga estufada e até queda de cabelo, não é mesmo?

E por quê precisamos de um mês de consciência celíaca? Posso enumerar alguns fatores:

  1. precisamos divulgar a doença, distribuir conhecimento, para que mais celíacos sejam diagnosticados.
  2. precisamos falar da necessidade de adesão à dieta 100% livre de glúten e com cuidados para evitar a contaminação cruzada
  3. precisamos que as pessoas entendam que não é MiMiMi, mas é uma condição de saúde que merece ser respeitada.
  4. precisamos lutar por preços melhores, por alimentos seguros e pela possibilidade de sermos ouvidos.

Então, neste mês, junte-se a nós. Grite aos quatro cantos sobre a Condição Celíaca. Ensine o seu vizinho, incentive o seu amigo a buscar o diagnóstico, lute por uma vida melhor!

Não só neste mês, mas que este mês seja o marco da mudança que você precisa para cuidar da sua saúde. Que possamos voar longe e conquistar todos os nossos objetivos, apesar da nossa condição. Que ela seja somente o pontapé inicial da nossa nova vida e que o diagnóstico correto traga toda a saúde que precisamos para seguir em frente.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *