Conheça a quinoa e adicione à sua alimentação

Você já ouviu falar da quinoa?
É um cereal muito saudável e que deve ser adicionado à sua alimentação.
Veja a dica da nossa nutricionista hoje!

A quinoa, também conhecida como quinoa real, é uma espécie de planta nativa de países sul-americanos como a Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, sendo muito utilizado na alimentação da população. O “real” é porque o cereal é considerado um cereal sagrado pelos Incas. Hoje já podemos encontrar a Quinoa em muitos comércios brasileiros na forma de grãos e em flocos.

guinoa2

Mas afinal, o que realmente a quinoa oferece? Quais benefícios? E como podemos acrescentar na alimentação?
O grão sul-americano na porção de 1 colher de sopa (20 g) possui aproximadamente 79, 5 Kcal, 0,6 g de fibras alimentares, 2,4 g de proteínas e 112,6 mg de potássio. Boa fonte de proteína vegetal, e vitaminas e minerais como: vitamina A , B1, B2,B3, B6, E e C, além de ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e cálcio.

Há diversos benefícios relacionados com esta composição do cereal, por conter substâncias oxidantes, é capaz de prevenir os danos celulares causados pelos radicais livres, fortalecem o sistema imunológico e sistema nervoso, previne anemia e reduzem a reação inflamatória do organismo e bom funcionamento muscular.

Como usar? Pode ser adicionada em saladas, caldos, sopas, em substituição do arroz e muito mais!

Para preparar a quinoa é fácil, só cozinha-la na mesma proporção que o arroz ( 1 xícara de quinoa para 1 xícara de arroz), com adição de água quente e deixar em fogo baixo. Importante lavar e deixar descansar por 15 minutos, para que o gosto amargo seja suavizado. Importante não deixar ficar com aspecto de papa.
Experimente o sabor e desfrute dos benefícios!

 

Nicelle Lopes

CRN 14100193

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *