Chia

Nessa semana, excepcionalmente, o Segunda com a Nitricionista vai acontecer na terça-feira.
Semana meio corrida, mas não queríamos deixar de passar por aqui.
Você já ouviu falar da Chia? Muitas pessoas falam, consomem, mas sem saber seus benefícios ou malefícios.
Hoje, a Nicelle, nutricionista do blog, nos ajuda a desvendar os mistérios dessa pequena sementinha…

Dicas de Nutrição

A semente da chia é considerada um alimento funcional pelas suas características de composição centesimal. Não há uma quantidade diária estabelecida para o consumo diário desse produto. No entanto, estudos científicos realizados em humanos obtiveram resultados positivos em indivíduos que fizeram uso de 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa, uma vez ao dia.
O alimento apresentam 134 Kcal numa porção de 25 g, 4,3 g de proteínas/ porção e 3,4 g de fibras. Há também destaque para outros componentes como os compostos fenólicos, cálcio, magnésio, potássio e ômega 3 (5,2 g/ porção ). Esta proporção de ômega 3 é bem maior que a encontrada em alimentos como a linhaça e salmão. O seu uso não é restrito aos 25 g/ dia, mas como ela é calórica, o recomendável é manter os 25 g diários.
Chia apresenta efeito mucilaginoso (absorção e retenção de água) devido à alta concentração de fibras, intensifica a sensação de saciedade pós-prandial, diminuindo o consumo alimentar e com isso auxilia no emagrecimento. Outro benefício relatado é devido ao seu alto teor de cálcio. É boa escolha para quem possui intolerância a lactose, juntamente com tofu e gergelim.
Na cozinha, a chia pode ser aproveitada em diversas preparações como saladas (salgadas e de frutas), pães, farofas, granolas, tortas, sucos, vitaminas e pela capacidade de formar um gel e dar liga as massas, ela age como emulsificante em cremes, patês, mousses e outras preparações.

Que tal aproveitar essas dicas e incluir a chia na sua alimentação?

Nicelle Lopes
CRN 14100193

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *