Alimentos Ricos em Fibras Solúveis

Hoje a participação nutricional está ótima. Você já ouviu falar de fibras? Sabe como consumi-las e em quais alimentos encontrá-las?

A Nicelle Lopes nossa nutricionista querida traz essa dica preciosa pra você melhorar a sua alimentação.

Vamos lá?

O consumo de fibras de acordo com a recomendação da FAO/OMS é de pelo menos 25 g por dia de fibras na dieta, distribuídas durante as refeições, a fim de auxiliar na prevenção de doenças crônicas relacionadas ao consumo alimentar. Para conseguir essa ingestão adequada de fibras é importante uma alimentação balanceada, e que contenha alimentos crus e cereais.

feijãoervilhaaveia

 

As fibras solúveis absorvem a água e se transformam em uma substância gelatinosa no estômago. Essa substância pode envolver a gordura e impedir a sua absorção, reduzindo a absorção de gorduras e glicose no intestino delgado. Esta propriedade das fibras solúveis auxilia no controle e na prevenção de doenças como Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Elas também aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, sendo indispensáveis em uma dieta alimentar saudável. Esse tipo de fibra inclui as pectinas, gomas, mucilagens e outros polissacarídeos, também podendo ser obtidas por meio de suplementos como psyllium, inulina e gomas.

Em relação às fontes alimentares, a AVEIA é uma fonte muito rica em fibras solúveis, principalmente o seu farelo. As frutas e vegetais também são fontes de fibras solúveis, porém em menor quantidade, principalmente de pectinas. Os legumes (feijões, lentilha, ervilhas) e cereais são fontes de ambos os tipos de fibras (solúveis e insolúveis), sendo que os cereais em geral têm na sua composição um maior teor de fibras insolúveis como no caso dos grãos integrais (cevada, farinha integral), o arroz e o centeio.

Em suma, para a obtenção de fibras solúveis, devemos consumir: aveia, casca de frutas, feijões, ervilha e cevada.

 

Nicelle Lopes

CRN 14100193

O que acharam da participação da nossa nutricionista hoje?

Ficou alguma dúvida? Quer ver algum tema específico por aqui?

Use o espaço dos comentários para enviar críticas, sugestões e elogios. Estamos aguardando a sua participação!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *