Alimentos que devemos evitar

O tema de hoje é bastante interessante para aqueles que gostam de cuidar da saúde.
Evitando esses alimentos, você terá melhor qualidade de vida, evitará danos à sua saúde e viverá mais feliz.

Vamos às dicas?

  • Alimentos industrializados

Devem ser evitados pelo fato de possuírem altas concentrações de sódio. Esse mineral aumenta a retenção de líquidos no nosso organismo, ocasionando em inchaço, principalmente abdominal. Até mesmo os sucos de caixinha devem ser evitados devido aos conservantes. Uma limonada é ótima opção para essa troca. Resulta em maior saciedade, maior teor vitamínico (elevador teor de ácido cítrico – vitamina C) e efeito diurético.

  • Bebidas alcoólicas e gaseificadas

As bebidas alcoólicas (independentes do teor alcoólico) e os refrigerantes devem ser evitados não apenas em dias de semana, mas o exagero de fins de semana também possuem consequências drásticas para o processo de emagrecimento. O álcool oferece ao nosso metabolismo maior teor calórico do que o carboidrato. O primeiro com aproximadamente 7Kcal/g de álcool e o segundo com 4kcal/ g. Evite ao máximo essas bebidas.

  • Produtos brancos e refinados

Esses contém maior índice glicêmico, menor teor de fibras, vitaminas e minerais. Esses produtos passam pelo processo de refino que retira a casca e perdem muitos nutrientes, além de facilitar a oxidação dos nutrientes que permanecem no cereal. Estão inclusos neste item: pão branco, arroz polido (comum), batatas, macarrão e outras massas (principalmente industrializadas).

  • Açúcar

Açúcar? Só em ocasiões que não temos outra escolha! O açúcar além de aumentar o nível de glicose no sangue, pode aumentar o peso corporal e levar também ao aumento dos triglicerídeos sanguíneos.

  • Adoçantes artificiais

 Os adoçantes são utilizados em substituição ao açúcar, entretanto são constituídos de substâncias que não são 100% seguras para o consumo diário e apresentam sódio em suas composições (pode agravar hipertensão arterial e aumentar retenção de líquidos). Opte pelos adoçantes naturais (como a base de stévia) ou mel orgânico.

  • Chás laxativos

 Inúmeras pessoas começam a tomar os chás laxativos e não param. Qual o malefício deste ato? É simples: o organismo acostuma com o estímulo causado por estes chás e o intestino não consegue mais “trabalhar sozinho”.

  • Enlatados, embutidos e salgados

Aditivos e mais aditivos alimentares. Os produtos alimentícios como enlatados (molho de tomate, azeitonas, picles, salsicha); embutidos (linguiça, mortadela, salame, apresuntado, calabresa); salgados (carne-seca, toucinho, bacon, aves/peixes defumados); caldo de carne, galinha, bacon ou vegetais, temperos prontos e sopas desidratadas possuem ELEVADA quantidade de aditivos alimentares. A maioria desses é composta por sódio Para quem deseja diminuir a gordura abdominal, esses alimentos devem ser excluídos da dieta!

  • Molhos e outros temperos prontos

Inimigos da boa saúde, os molhos e temperos prontos podem arruinar um projeto de alimentação mais saudável.. Um sanduíche (composto por pão integral, ricota, peito de peru, alface e tomate) pode não ser uma opção saudável se adicionarmos molhos como ketchups, molho rosé, mostarda, barbecue, dentre outros. Além de elevado conteúdo de sódio, estes apresentam alto valor calórico, adição de corantes, emulsificantes, espessantes e outros aditivos alimentares…

 

Alimentos a Evitar

Nicelle Lopes

CRN/RJ 14100193

 

E então? Gostaram das dicas?

Tem alguma dúvida? Algum tema que gostaria de ver abordado aqui pela nossa nutricionista? Deixe nos comentários e vamos por na pauta!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *