Quiche de Ricota com Alho Poró – Sem Glúten

Aqui em casa sempre gostamos muito de empadão, feito da chamada “massa podre”, mas ainda não tinha conseguido fazer uma dessas sem glúten e que não ficasse quebradiça, já que a farinha de arroz é muito seca. Também não queria encher de óleo ou margarina, porque não ficaria saudável e aqui nós buscamos nos alimentar da melhor forma possível.
Eis que depois de muita pesquisa, resolvi por em prática e deu MUITO CERTO, a massa ficou exatamente como a que tem trigo, em termos de textura.

Vamos à receita?

Ingredientes para a  massa:
1 xícara de farinha de arroz integral
1/2 xícara de farinha de milho fina
3 colheres de sopa de manteiga (deixe fora da geladeira por +- 30 minutos antes de usar)
1 ovo
1 colher de chá de sal
8 colheres de sopa de água

Modo de Preparo
Em um bowl, adicione as farinhas e misture bem. Bata os ovos com a água e adicione à massa, para finalizar, adicione a manteiga. Amasse bem com a mão até obter uma massa lisa e úmida. Coloque em um saquinho plástico e leve à geladeira por, aproximadamente, 30 minutos (esse descanso é importante para que a massa não fique quebradiça).

Em uma forma de aro removível, forre o fundo e as laterais com essa massa. Reserve.

Ingredientes para o recheio:
1 ricota
1 alho poró
2 colheres de mostarda
2 ovos
1 cebola pequena
orégano

Modo de Preparo
Amasse bem a ricota, pique o alho poró (eu cortei em rodelas e depois em 4 partes) e a cebola (em cubos). Bata os ovos, misture orégano, sal e a mostarda.  Incorpore todos os ingredientes do recheio, mexendo bem para que a ricota fique saborosa.
Adicione o recheio sobre a massa e leve ao forno por, aproximadamente, 35 minutos, em forno preaquecido a 180ºC, ou até que a massa fique douradinha, como na imagem abaixo.

Quiche de Ricota com Alho PoróQuiche de Ricota com Alho Poró
Bem simples né?

O que vocês acharam? Utilize o espaço dos comentários para deixar sua opinião, deixar dicas, sugestões, pedidos ou críticas, esse espaço é seu =)

Até a próxima.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *