Quibe Assado de Quinoa – Sem Glúten e Sem Lactose

Oi Oi pessoal!

Se tem uma coisa que nós gostamos MUITO aqui em casa é o tal do quibe assado, super prático de fazer, rápido e não exige muitas habilidades.
Acontece que desde que descobrimos a doença celíaca nós não tínhamos feito mais, afinal o triguilho (usado para fazer o quibe) tem glúten.
Ah, que notícia triste! Nunca mais comeríamos quibe. Não, isso não é verdade. Aliás, praticamente todos os pratos podem ser feitos na versão sem glúten, basta um pouquinho de dedicação, de pesquisa, de testes e tudo fica ok. E foi assim com o quibe.
Um dia vi uma nutricionista, a Juliana Crucinsky postando uma receita no facebook (Viva sem Glúten) de um quibe com base de quinoa. E tava com uma cara M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, só tinha dois poréns: i) era feito de carne e nós somos vegetarianos e ii) era frito e nós não comemos frituras, na época ela ainda não tinha testado o assado pra dizer como ficou. MAS, tudo bem, se eu já tinha uma ideia, sabia por onde começar.
Então, fui a luta e consegui um quibe maravilhoso, com um gosto sensacional e MUITO, MUITO, MUITO nutritivo (Ah! bastante proteína antes que me perguntem de onde eu tiro a proteína já que não como carne hauahuahau).

Já falei demais, vamos a receita?

Ingredientes:
1 xícara de quinoa em grãos
1 xícara de proteína de soja texturizada (gosto de usar a caramelizada, acho que ela pega mais o sabor)
2 dentes grandes de alho bem amassadinhos
1 cebola grande picada em cubinhos pequenos
20 folhas de hortelã picadas
2 tomates picados em cubinhos
1 ovo
sal a gosto
azeite de oliva a gosto

Obs: se gostar, pode adicionar azeitonas picadas e requeijão vegano ou zero lactose no recheio. FIca ótimo.

Modo de Preparo:
Primeiro de tudo é preciso preparar a quinoa que é bem simples: em uma panela, adicione 2 xícaras de água e 1 xícara de quinoa e sal a gosto (lembre-se de não por muito porque na hora de temperar o quibe como um todo pode ficar salgado – eu usei 1/2 colher de chá). Ela demora mais ou menos 25 minutos pra cozinhar.
Depois, hidrate a proteína de soja, como sugerido aqui neste post. Esse processo é ESSENCIAL para que o quibe fique gostoso, uma hidratação mal feita pode fazer com que seu quibe fique com gosto horrível ou borrachudo.
Com essas duas partes acima finalizadas, vamos a preparação. Será necessário um bowl grande. Então, coloque toda a quinoa, o tomate, a cebola, o alho, o azeite de oliva, o sal e a hortelã, mexa bem. Em seguida,  adicione o ovo bem batido e vá agregando a proteína de soja hidratada e mexendo bem, é preciso que tudo fique bem homogeneizado e em um ponto mais firme, do contrário, o quibe pode ficar muito mole.
Pra montar é bem fácil, pegue uma travessa de vidro (não use forma de alumínio ou inox elas costumam queimar a parte de baixo do quibe) unte com um pouco de azeite de oliva, pouco mesmo, e despeje parte dessa massa, aperte BEM contra a assadeira, isso garante que tudo vai ficar unido depois de assado.
Então, coloque o requeijão e a azeitona (ou qualquer outro recheio que você queira) e, por cima, coloque a outra parte da massa, mais uma vez apertando bem contra a assadeira.
Leve ao forno a 200º C por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou quando estiver douradinho por cima. Não deixe passar muito disso para que não queime.

IMG_20170321_231409

E então, o que acharam?

É uma receita bastante prática para o almoço, um lanche da tarde, até na lancheira da escola ou jantar.

Use o espaço dos comentários, ele é de vocês. Deixe ali suas críticas, sugestões, elogios, reclamações ou o que mais você quiser.

Até a próxima!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *