Batata Suíça ou Rösti
Oi oi pessoal!
Carnaval pede uma receita gostosa né?
A batata suíça, também conhecida como Rösti, é uma ótima pedida, fácil de fazer e muito gostosa!
Aqui o recheio foi de brócolis com requeijão sem lactose, mas pode ser o mais variado possível. MAS, lembre-se: o recheio deve ser um pouco mais úmido para que a batata não fique seca (strogonoff, vegetais, ou então o próprio queijo – pode ser mussarela ou outro que derreta facilmente).
Vamos a receita?
Ingredientes:
8 batatas medias cortadas em 4 partes no sentido da altura.
Sal a gosto
Azeite para untar a frigideira
Modo de Preparo
Antes de iniciar a batata em si, você deve escolher o recheio e deixá-lo pronto. Nessa receita eu usei meio brócolis, picado em partes pequenas, uma cebola pequena cortada em rodelas finas, alho e sal a vontade. Refoguei tudo no azeite de oliva até o ponto em que o brócolis esteja semi cozido, ou seja, ainda firme.
Depois que o recheio estiver pronto, comece a preparação da batata.
Em uma panela com água, adicione as batatas e o sal. Assim que levantar fervura (começar a fazer bolhas na água) conte 4 minutos.
Rapidamente, após esse tempo, escorra a água quente e passe água gelada da torneira (esse processo para o cozimento).
O ponto da batata é quando está cozida MAS bastante firme, o meio pode estar um pouco cru ainda.
Espere esfriar um pouco mais e inicie o processo de ralar a batata, que deverá ser feito em ralo grosso.
Obs: algumas pessoas fazem sem cozinhar a batata, ela fica um pouco mais crocante, mas o gosto não me atrai – parece um pouco crua.
Então, agora é só montar a batata.
Eu usei uma frigideira dupla face (se você não tem, pode usar um prato de apoio. Se desejar adquirir, em breve teremos no Empório para venda).
Unte a frigideira e coloque batata suficiente para tampar o fundo. Coloque o recheio e cubra com mais uma parte de batata. Deve ficar, no máximo, da altura de uma das partes dá frigideira.
Tampe e leve ao fogo baixo por, aproximadamente, 5 minutos (o fogo mais baixo que tiver no fogão). Vire para o outro lado e, novamente, mais 5 minutos.
Se você não tiver uma frigideira dupla face, use um prato como apoio. Dispense a batata nele, virando de modo que a parte ainda crua entre em contato com o fogo.
Eu prefiro a frigideira dupla face porque esse processo é bem simples, já com o prato dá um pouco mais de trabalho.
Depois de assada é só servir. Uma boa salada verde pra acompanhar é o suficiente.
Use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão, elogio, crítica, pedido e o que mais você quiser, o espaço é seu!
Até a próxima 😉
Deixe um comentário