Outubro Rosa – Alimentação e Prevenção de Doenças

O outubro Rosa está aí!

Ter uma alimentação equilibrada rica em alimentos naturais (frutas, legumes, verduras, castanhas e cereais integrais) faz toda a diferença. Estes alimentos são ricos em substâncias antioxidantes que protegem o nosso corpo de doenças, como o câncer.

Os antioxidantes agem bloqueando a formação desses radicais ou neutralizando-os. Os antioxidantes mais conhecidos são: vitamina A, vitamina C, vitamina E,  minerais como selênio e zinco, além de fitoquímicos como flavonoides, catequinas e o licopeno (encontrado em vegetais de coloração avermelhada).

No entanto, quando nos alimentados com preparações gordurosas (como frituras, carnes gordas, etc), carnes, embutidos, enlatados que apresentam muito sódio, nitrito, nitrato, conservantes e outros aditivos químicos, estamos deixando que a própria alimentação prejudique o bem estar do nosso corpo. O equilíbrio é alterado e doenças podem surgir.

Este equilíbrio é alterado devido também aos radicais livres que são produzidos normalmente pelo nosso metabolismo. Hábitos de vida também podem favorecer e até potencializar sua ação, como: alimentação desequilibrada, fumo, excesso de álcool, poluição, stress, grande exposição aos raios solares.

Com o tempo, este acúmulo de radicais livres pelo corpo, pode causar alterações irreversíveis nas células ou mutações, provocando o aparecimento de doenças como câncer, bem como o envelhecimento precoce que pode gerar rugas e manchas na pele.

Não devemos nos cuidar e atentar para a prevenção de doenças somente neste mês. Devemos nos cuidar o ano todo, a cada dia. Alimente-se bem. Tenha uma vida melhor! Cuide-se e previna doenças! Seja mais feliz!

outubro-rosa

 

Nicelle Lopes

CRN 14100193

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *