Goji Berry

Um alimento que está no auge da divulgação é o Goji berry! Mas o que realmente ele é, quais benefícios? E ele é realmente essencial na nossa alimentação?

Goji berry é um fruto originário do Tibet, da planta Lycium barbarum, ganhou destaque no mercado brasileiro pelo seu poder antioxidante e atividade anti-inflamatória (prevenir doenças degenerativas, cardiovasculares e envelhecimento).

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De acordo com a composição nutricional, 100 g de goji berry tem 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Também é rico em carotenoides, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), apresenta oito aminoácidos essenciais (para síntese de massa muscular, formação de células, proteínas e tecidos importantes).  Além de beta-glucanas, fibras alimentares solúveis, que estimulam as células imunológicas do corpo, reduzindo a incidência de infecções.

Muitas publicações relacionam o goji berry com os seguintes benefícios: auxílio no emagrecimento, melhora da visão e estímulo benéfico ao sistema imunológico, diminuição das celulites, proteção da pele, antienvelhecimento, proteção de doenças (como citado acima) e ainda gera um bem estar.

Você já viu goji berry por aí? Segundo estudos, a dosagem diária recomendada para alcançar os efeitos relatados é 20 ml de suco ou entre 15 e 45 gramas do alimento desidratado. Válido ressaltar que é melhor adicionar água para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos.

Apenas se consumir goji berry, você terá esses benefícios? Não é bem assim. Não precisamos focar apenas na importação de alimentos caros vindos do exterior. Nosso país é um dos mais ricos do mundo em vegetação, com alimentos ricos em todas as vitaminas, minerais, compostos antioxidantes. Precisamos muito mais de variedade no nosso cardápio do que apenas um pequeno alimento consumido, as vezes até com certo exagero por aí.

Para frutas ricas em vitamina C, consuma laranja, limão, tangerina, kiwi, abacaxi e muitas outras.

Para carotenoides, invista em cenoura, uvas, beterraba, abóbora, espinafre, brócolis, mamão e diversos alimentos cultivados no Brasil.

Se você visa emagrecimento, tratamento de doenças crônicas, alimentação para prevenir envelhecimento, a melhor opção não é se deter em um alimento e restringir o outro, procure um nutricionista, pois só ele é capacitado para elaborar um plano alimentar com todo esse balanço de nutrientes.

Um segredo? Nenhum alimento é milagroso. Milagre maior é decidirmos a cada momento cuidar do nosso corpo com escolhas e hábitos saudáveis.

 

Nicelle Lopes 

CRN 14100193

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