Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre

Essa ficou sendo uma das minhas receitas preferidas.
Optei pela farinha integral por ser mais saudável e também mais gostosa. Como há tempos não como farinha branca, acho ela meio sem gosto. A aparência fica diferente, um pouco mais escura, por causa da farinha, mas nada que deixe a massa pesada ou ruim pra comer.

Tenho certeza que vai ser preferência na sua família, experimente fazer.

Ingredientes:
1 kg de batata
2 ovos
6 colheres de sopa de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de margarina
3 maços de espinafre
1/2 cebola média
1 tomate
orégano e sal à vontade
2 colheres de requeijão

Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas em cubos pequenos no vapor.
Lave bem o espinafre e corte as folhas em tirinhas. Pique o tomate (sem sementes e casca) em cubinhos, bem como a cebola.
Em uma panela, adicione o espinafre, tomate, cebola, orégano e sal. Deixe refogar até que seque toda a água. Então, adicione o requeijão e reserve. O recheio deve estar frio quando for colocado no rocambole.
Em uma tigela, esprema a batata com o auxílio de um garfo ou espremedor. Adicione os ovos, a farinha de trigo integral, e a margarina, mexa bem até ficar homogêneo. Adicione o fermento em pó até que esteja aderido à toda a massa.

Unte um tabuleiro ou uma forma com margarina e polvilhe com farinha de rosca. Espalhe a massa com cuidado e leve ao forno para assar até ficar dourada.

Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre (7)Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre (8)Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre (1)

Desenforme sobre um pano de prato seco e espalhe o recheio. Enrole como rocambole. Espere 10 minutos e sirva.

Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre (3)Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre (4)Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre (6)

Se preferir, pode levar ao forno por uns 5 minutinhos para aquecer o recheio. Eu não aqueci e ficou ótimo, porque o rocambole já estava bem quente.

OBS:
Caso opte por fazer na forma, ao invés do tabuleiro, é importante que tenha um papel manteiga ou alumínio embaixo da massa, para facilitar a retirada. Em caso de papel alumínio, é importante untar.

Eu acompanhei com berinjela à milanesa, que a receita você pode encontrar aqui. Fiz também um vinagrete e ficou tudo delicioso =)

 

O que você achou da receita?

Tem alguma sugestão?

Quer ver algo especial por aqui? Use o espaço dos comentários para interagir com a gente. A casa é nossa!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *