Rocambole de Batata com Recheio de Espinafre
Essa ficou sendo uma das minhas receitas preferidas.
Optei pela farinha integral por ser mais saudável e também mais gostosa. Como há tempos não como farinha branca, acho ela meio sem gosto. A aparência fica diferente, um pouco mais escura, por causa da farinha, mas nada que deixe a massa pesada ou ruim pra comer.
Tenho certeza que vai ser preferência na sua família, experimente fazer.
Ingredientes:
1 kg de batata
2 ovos
6 colheres de sopa de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de margarina
3 maços de espinafre
1/2 cebola média
1 tomate
orégano e sal à vontade
2 colheres de requeijão
Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas em cubos pequenos no vapor.
Lave bem o espinafre e corte as folhas em tirinhas. Pique o tomate (sem sementes e casca) em cubinhos, bem como a cebola.
Em uma panela, adicione o espinafre, tomate, cebola, orégano e sal. Deixe refogar até que seque toda a água. Então, adicione o requeijão e reserve. O recheio deve estar frio quando for colocado no rocambole.
Em uma tigela, esprema a batata com o auxílio de um garfo ou espremedor. Adicione os ovos, a farinha de trigo integral, e a margarina, mexa bem até ficar homogêneo. Adicione o fermento em pó até que esteja aderido à toda a massa.
Unte um tabuleiro ou uma forma com margarina e polvilhe com farinha de rosca. Espalhe a massa com cuidado e leve ao forno para assar até ficar dourada.
Desenforme sobre um pano de prato seco e espalhe o recheio. Enrole como rocambole. Espere 10 minutos e sirva.
Se preferir, pode levar ao forno por uns 5 minutinhos para aquecer o recheio. Eu não aqueci e ficou ótimo, porque o rocambole já estava bem quente.
OBS:
Caso opte por fazer na forma, ao invés do tabuleiro, é importante que tenha um papel manteiga ou alumínio embaixo da massa, para facilitar a retirada. Em caso de papel alumínio, é importante untar.
Eu acompanhei com berinjela à milanesa, que a receita você pode encontrar aqui. Fiz também um vinagrete e ficou tudo delicioso =)
O que você achou da receita?
Tem alguma sugestão?
Quer ver algo especial por aqui? Use o espaço dos comentários para interagir com a gente. A casa é nossa!
Deixe um comentário