Risoto Integral de Shitake

‘O melhor risoto que eu já comi na vida’ – essa é a definição desse risoto. Saudável, cheio de proteínas, sem glúten e sem leite, bom demais né?

Vamos a receita?

Ingredientes:

2 xícaras de arroz integral

+- 2 litros de água com 3 colheres de chá de açafrão.

Alho, Cebola, Cebolinha e Sal a gosto

Caldo de legumes (prefiro o caseiro – ensino no final da receita)

Cogumelo Shitake seco a gosto

Modo de Preparo:

Se você pretende usar caldo de legumes caseiro, precisa primeiro fazê-lo.

Em uma panela, adicione 2 litros de água, uma cenoura descascada, um brócolis cortado em pedacinhos bem pequenos, batata cebola, alho e sal. Deixe cozinhar até que os legumes de desfaçam, +- 40 minutos. Quando tiver pronto, separe a parte do risoto (cerca de 1 xícara) e o restante guarde em forminhas de gelo e você vai ter um delicioso e saudavel caldo de legumes para quando quiser.

Coloque o cogumelo Shitake seco em uma tigela e despeje o caldo de legumes, que deverá cobrir o cogumelo. Deixe hidratar por, aproximadamente, 30 minutos. Então, é só pica-lo do tamanho que preferir. Não jogue o caldo da hidratação ela também será utilizada.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho, pode ser com azeite ou com água.

Quando a cebola estiver transparente, adicione o arroz, já lavado, e mexa bem. Vá adicionando conchas de água com açafrão, de pouco em pouco e sempre mexendo.

Após 3 minutos nesse processo, adicione o shitake picado, juntamente com o caldo da hidratação e continue mexendo até que o arroz e o cogumelo estejam cozidos.

Dicas:

1) Eu faço o risoto em fogo alto, mexendo sempre.

2) 1 colher de suco de limão levanta a acidez do risoto e fica maravilhoso.

3) Quando o risoto estiver quase pronto (naquele ponto que ainda tem água) eu coloco uma colher de manteiga ghee (sem lactose – mas tem leite), ou azeite de oliva ou manteiga de coco. Ajuda a dar cremosidade.

4) Se você puder, antes de desligar o fogo, salpique queijo parmesão ralado e mexa bem para incorpora-lo ao risoto. Existem versões veganas e sem lactose.

Risoto de Shitake

Sério mesmo, fica maravilhoso!

O que acharam da receita? Qualquer dúvida, pedido, crítica ou sugestão, utilize o espaço dos comentários, ele é de vocês!

Até a próxima 😉

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *