Búrguer de Berinjela

A berinjela é uma ótima aliada para quem está com o colesterol nas alturas. Ainda nas minhas tentativas de fazer sanduíche sem utilizar a carne, desenvolvi o hambúrguer de berinjela, uma receita aqui, outra ali, mas nenhuma que me agradasse por completo.
Eis a junção de ingredientes que se tornou um dos meus búrgueres preferidos. Massa leve, sabor delicioso e o melhor, sem peso na consciência!
Experimente também essa delícia e me conte a sua experiência.

 

Ingredientes:
1 berinjela de tamanho médio
1 cebola de tamanho médio (com casca mesmo)
2 dentes de alho triturados
2 colheres (de sopa) de linhaça
2 colheres (de sopa) de azeite
1/2 de xícara (de chá) de aveia em flocos
1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1/2 xícara (de chá) ou mais de farinha de rosca para empanar
Sal, Oréganos, Manjericão, Mostarda em pó à gosto

 

Modo de Preparo:
Lave bem a berinjela em água corrente, em seguida, faça furos em todos os seus lados com o auxílio de um garfo ou palito de dente.
Na assadeira, coloque a berinjela e a cebola, ambas com casca mesmo. Regue com um fio de azeite. Asse por 45 minutos, virando a berinjela a cada 15 minutos para que asse por completo. Assim que a cebola e a berinjela estiverem murchas, estarão prontas.

 

Hamburguer de Berinjela (5)Hamburguer de Berinjela (6)

 

Deixe esfriar. Com o auxílio de uma colher, retire a polpa da berinjela,  com a face, retire a casca da cebola, leve ao processador juntamente com o alho e demais temperos. Em seguida, adicione um fio de azeite e a linhaça até que vire uma massa uniforme.
Despeje em uma tigela, adicione aveia em flocos e farinha integral até que fique uniforme, cuidado para a massa não ficar dura. O ponto dela é o suficiente para fazer bolinhas.
Unte as mãos com um pouco de óleo, faça bolinhas e depois as achate para que fique no formato de hambúrguer. Empane na farinha de rosca e leve ao forno por 40 minutos a 180ºC.

 

Hamburguer de Berinjela (7)Hamburguer de Berinjela (8)Hamburguer de Berinjela (1)

 

OBS: Na primeira vez que eu fiz, eu empanei, na segunda achei melhor não empanar e o resultado foi muito melhor, fica ainda mais leve!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *